domingo, 9 de agosto de 2009

PORTIMÃO EM QUEDA


OPINIÃO- O problema reside no facto de no ano passado e em todos os anos transactos a ocupação vir de mal a pior, onde Praia da Rocha e Portimão registam de ano para ano um decréscimo acentuado e uma troca de turismo nacional e residencial em prol de um turismo mais elástico e com melhor capacidade de compra, esse sim, capaz de movimentar o tecido empresarial da região. A opção da CMP é clara; matar o turista de cabeça amarela e armadilhar o Concelho em superfícies comerciais com o claro objectivo de alimenta-las e dinamizar a construção civil para arrecadar a maior quantidade de IMI. Portimão está falido, Portimão está sem rumo!

A taxa de ocupação global média por quarto nas unidades hoteleiras do Algarve diminuiu 8,3 por cento no mês de Julho, face ao mesmo mês de 2008, assim como as receitas que desceram 13,8 por cento, em comparação com os valores registados no período homólogo.
De acordo com os dados da Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA) as maiores descidas verificaram-se nas zonas do Carvoeiro/Armação de Pêra, Portimão/Praia da Rocha e Albufeira.

A zona de Monte Gordo, no concelho de Vila Real de Santo António foi a que registou a taxa de ocupação mais elevada, com 90,3 por cento.
As principais descidas, por categoria, registaram-se nos aldeamentos e apartamentos turísticos de três e duas estrelas (menos 8,8 por cento) e nos hóteis e aparthóteis de quatro e três estrelas (7,7 por cento).
Os portugueses continuam a ser os mais frequentadores do Algarve, com uma taxa de ocupação de 27,8 por cento, seguidos pelos britânicos (26,3 por cento) e dos holandeses (9,6 por cento).

3 comentários:

Concierge disse...

Continuam a insistir a publicar e dar importância aos dados de uma associação que no Algarve e em Portimão não é representativa de nada, a não ser dos interesses dos laranjinhas. Não é por acaso que o seu presidente é o n.3, ex n.2, da lista deputados do PSD.
Mais...
Sabem quem são dois associados desta associação em Portimão e que se baseam para o sobe e desce ?
1 - Clube Praia da Rocha
2 - Hotel Algarve

As 2 piores unidades hoteleiras de Portimão, que bem só poderão estar quando forem implodidas.

Tenha a coragem de deixar de ser menino e passe a homem carlinhos.

Anónimo disse...

O terreno do cemitério não vai ser urbanizável. Por várias razões e uma delas é a das árvores, vamos ter a querqus e o green peace em Portimão em acções bem ofensivas. A banca sabe disso e não vai valorizar os terrenos para urbanizáção, logo daí não vão conseguir dar o terreno como garantia de empréstimo. Acreditem se o PS não ganhar as eleições com maioria absoluta o que ninguém acha possível, todos estes buracos financeiros e empresas municipais vão ficar a descoberto e sem cobertura política e aí sim, nem os actuais vereadores e presidente querem ficar na Câmara, vão mas é desaparecer para o Brasil. Entregam o poder de mão beijada à oposição. Já não sabem como gerir o descalabro financeiro a q a actual gestão conduziu. Estavam a contar com o ovo q estava no cu da galinha e agora nem sabem o q fazer. Não estavam à espera da crise e a situação deixou de ter qualquer disfarce.

Anónimo disse...

Resposta ao Concierge
Sem querer defender o autor do blogge, até porque o que escreveu eu também ja o tinha feito na notícia do Sasha, cabe-me comentar o seguinte.
1. A recolha de dados feita pela AEHTA não se limita aos seus associados, mas sim a um universo muito vasto da oferta algarvia.
2. Na zona de Portimão ha mais sócios dos que cita, nomeadamente o grupo pestana e a lunahoteis, entre outros.
3. Portimão tem a maior taxa de desemprego do Algarve e com o verão turístico o emprego sazonal não a fez descer, isto mostra que a actividade turísta/hoteleira não recrutou como habitualmente devido à falta de actividade.
4. Se não sabe devia saber que é verdade que Portimão regista a uma das maiores quebras do Algarve nas dormidas (dados do INE e do Turismo de Portugal)
5. Segundo os estudos do Turismo de Portugal, sobre as férias dos portugueses, a motivação do gozo de férias 'Sol e Praia +- 60% e 'Espectáculos/Distracções +- 2,5%
6. Assim analizando a motivação das férias dos portuguesesm pode concluir que não é uma diarreia de eventos que provoca um aumento significativo de visitantes, aliás comprovado pela fraca adesão de visitantes aos mesmos. As nossas praias Têm vindo a sofrer com a massificação o que também faz afastar os que procuram 'Sol e Praia'
7. A sua cegueira política rouba-lhe o descernimento de cidadão consciente e dá-lhe muita animosidade demagógica
8. Aconselho-o a ler as estatísticas do INE e do Turismo de Portugal e não ver a realidade como algo construido pelo PSD ou outro partido que faz oposição ao seu.
Será que o Turismo de Portugal e o INE são oposição ao seu executivo PS? Quando se deve e teme tudo se transforma em fantasmas ameaçadores, não é Sr. Concierge..?
João Silva