terça-feira, 11 de agosto de 2009

OS CANGALHEIROS DE PORTIMÃO

O Cangalheiro de Portimão não pode ser só o Sr. Manuel da Luz. Portimão tem mais Cangalheiros, todos aqueles que pertenceram ao elenco, que desenharam esta cidade, que permitiram a edificação desta construção em massa têm uma cota parte de culpa. O exemplo curioso que vos apresento é a prova que o comércio tradicional foi morto pela má conduta e opção que esta gente tomou ao longo destes 33 anos de poder musculado e de visão suicida.

Portimão cidade tem 45 mil habitantes
Sevilha cidade tem 704.414 habitantes

Portimão concelho tem 52 mil habitantes
Sevilha área metropolitana tem 1.450.214 habitantes

Algarve tem 395.218 habitantes

Mas o mais importante e curioso é que Portimão actualmente tem mais superfícies comerciais que Sevilha e em uma só avenida tem menos 4 superfícies que o total existente na cidade espanhola. Com aquelas 11 que se esperam ficará decerto a cidade mundial com maior área comercial por habitante.

Agora perguntamos?
Quem matou o comércio tradicional?

26 comentários:

Anónimo disse...

O comercio tradicional morreria naturalmente com um, dois ou três centros comerciais. Porquê?

Primeiro porque os cada vez mais exigentes consumidores não aceitam a pouca formação dos lojistas; o seu desinteresse pelo cliente; a falta de simpatia (mesmo que um bocadinho forçada),a pouca educação.
Só para revelar bem a qualidade destes comerciantes, um dia destes quis comprar um jogo de criança numa das decadentes lojas da baixa e como era o único e estava em exposição, recusaram-me a venda com esta absurda justificação e chamada a patroa, confirmou a decisão da empregada. Que bela política de atendimento. Ao menos no "toys não sei quantos", não há destas esquisitisses.

Segundo, porque com a mobilidade de hoje, ninguém deixaria de efectuar as suas compras, nos centros mais próximos, Albufeira, Faro...e assim ainda perderia mais a cidade.
Nessa altura lá estaria o menino a falar que eram poucos os C.C.s e que Portimão estava a deixar fugir os seus municipes para as cidades vizinhas.

Terceiro, pela lógica de mercado. Oferta e procura, levariam sempre à perda da clientela no tradicional mais básico. E o mercado é tanto mais dinâmico e próspero quanto menos regulado fôr.

Quarto, porque é assim a lei da vida no sistema capitalista puro e duro que o carlinhos tanto defende. Os grandes esmagam os pequenos... mas depois dão-lhe postos de trabalho.
Não sei do que se queixam!
Os consumidores, atarantados com os preços a descer, agradecem.

Anónimo disse...

E porque é que em Sevilha o comércio tradicional funciona?

Anónimo disse...

Em Sevilha a componente compras/visita turística, pelo seu forte pendor cultural e histórico, está em perfeita simbiose, verdadeiramente agregado à cultura e estar de um povo e de todos quanto a visitam.
Vai-se a Seviha, não para apanhar banhos de sol, mas para ver a cidade, visitar os seus monumentos, saborear as suas tapas, apreciar as suas esplanadas e a sua movida nocturna.
Em Sevilha há história, cultura, bem receber.
Comparar Sevilha com Portimão ou até com o Algarve é um mero exercício de demagogia barata.
Nós temos, há muitos anos, aquilo que temos e... portanto, o que merecemos: Pouco ou nada de verdadeira qualidade para oferecer.

Zezinha de Alvor disse...

O Cangalheiro de Portimão tem nome e é Manel da Luz, o Alvorense.

zequinha dos Limões disse...

Os Cangalheiros de Portimão são muitos, a começãr pelos dirigentes locais do ps, passando pelo Manuel da Luz e restante vereação, onde pontifica luis carito. Não estão isentos de responsabilidades os deputados municipais, que não são mais do que paus mandados do capital que governa Portimão.Atás de estes senhores pontifica todo o aparelho municipal, directores de departamento, engenheiros, arquitectos , fiscais,e araia miúda, que comem as migalhas. Ainda não vi nenhum candidato, que publicamente assumisse o compromisso, de em caso de vitória mandar executar uma auditoria á Câmara Municipal e Empreasas Municipais. Caso a mesma viesse a confirmar má gestão e ou gestão danosa, deveriam ser responsabilizadeos civil e criminalmente, todos aqueles que contribuiram directa ou indirectamente para os danos causados ao património municipal.
A não ser assumido este compromisso, é mais do mesmo. TODOS QUEREM COMER DO TACHO.

Anónimo disse...

Responsabilizados civil e criminalmente?
Oh meu caro, não vê que a legitimidade democrática dos eleitos pelo povo se sobrepõe a tudo o que é tribunais?
Eles mesmo quando são acusados de crimes graves no exercício das suas funções são absolvidos e os poucos condenados não têm vergonha nenhuma e voltam a recandidar-se. E o povão, volta a dar-lhes o voto.
Não vê que em Portugal os eleitos vêem a democracia como uma forma de se tornarem impunes e um livre trânsito pra roubalheira?
Uma revolução é o que isto precisa.
Mas será que há interessados?
Não é bem melhor serem todos candidatos ao bem bom do que fazer revoluções?

Paulo F. disse...

A politica carece de Homens sérios, Homens honestos, Homens correctos e honrados.

Mas acima de tudo, a politica carece de Homens livres e independente financeira, emocialmente e profissionalmente.

A politica carece de Homens que vingaram sem o apoio dos tachos e sem roubar o erário público, de Homens que não dependam financeiramente dos tachos e das negociatas que só lesam o erário público e todos os Portugueses.

A politica carece de Homens livres, que ousem tomar decisões sempre em nome da colectividade desprezando total dependência do tacho e dos dinheiros do erário público.

Lamentavelmente, hoje em dia a quase totalidade dos politicos não têm profissão.Ainda que a politica não seja profissão, fazem da politica o seu único ganha pão e isso leva a dependências e as dependências criaram o que temos hoje em dia um Estado FALIDO e um Município de Portimão, igualmente FALIDO.

As dependências, fazem e fizeram os nossos politicos baixar a cabeça, descer as calças e a dar o cú, mas não os deles,pois eles enriquecem e ninguém sabe como, mas a dar o cú dos cidadãos Portugueses.

Anónimo disse...

Só não vê e não reflecte é quem não quer saber de nada.
Contratos todos acima de €30.000com pessoas com ligações que serão coincidências?
Nuno Campos -primo do chefe de gabinete do Manuel da Luz
José Alberto Quaresma - não é o tipo que era do PCP ou ainda é, foi ou é professor de historia?
Raposo - não será de família da secretária ca CMP Mimi Raposo?

Quem esclarece? muito obrigado

Jorge Vilela

Piscarreta disse...

E quem esclarece isto:

1.Duplicação de despesa:

A empresa municipal Portimão Turis E.M foi criada para realizar eventos. Os mesmo eventos que os funcionários do Município já realizavam.
Duplicando dessa forma a despesa e dando milhões a ganhar aos amigos.


2.Triplicação de despesa:

A mesma empresa municipal Portimão Turis E.M criada para realizar eventos, contra uma terceira empresa para criar os mesmos eventos, para a qual tinha sido criado.´
Ah, já me esquecia a despesa foi de 345.000,00 €.

Assim os amigos do sistema ganharam 70 mil contos à custa dos Portimoneses.
Assim os Portimoneses foram roubados em 70 mil contos.

Quem serão os comissionistas ?

Quem será que está a enriquecer à custa dos Portimoneses ?


Confirme tudo em: http://transparencia-pt.org/?search_str=portim%C3%A3o

Anónimo disse...

Querem saber quem são os comissionistas?

Comparem o património imobiliário, os carros, os barcos e as contas bancárias que quem toma decisões detem e depois comparecem os os vencimentos declarados e vão descobrir como o dinheiro de uns pouco consegue o milagre da duplicação.

Vejam tudo, mas não só as dos autarcas, mas também a de alguns técnicos do DPTU. Segundo consta já andam a trabalhar secretamente no novo PDM, já se reuniram com alguns promotores e até já negociaram honorários.

Anónimo disse...

Nada que já não se soubesse:
- A política de urbanismo deste e de grande parte dos municípios é, tal a permeabilidade à corrupção, executada pelos especuladores mobiliários, patos bravos e, claro, funcionários corrompidos.
É uma chaga que arruinou o património natural, cultural e histórico do Algarve.
Portimão praticamente não possui um roteiro cultural tais os atentados cometidos dentro do seu núcleo mais primitivo.
Nem a bonita arquitectura mais recente, da primeira metade do séc. XX, escapou à incrível traficância que arrasou o bonito e implementou o horrendo. Passeie-se na alameda (antigo mercado), olhe-se com atenção a toda a volta e logo se percebe por que é que Portimão não consegue atrair ninguém de fora para aquela zona e para o comércio tradicional.
Quem ali passa uma vez, jamais desejará voltar.
Manda e mandou neste concelho gente que, na verdade, nunca gostou da sua terra, bem acolhendo todo o tipo de bandido.
Vingou e vinga (os velhos defeitos mantêm-se) um pensamento miserável, fruto de imensas dificuldades de subsistência em que esta região sempre viveu até se descobrir a praia e o sol. Um povo sem identidade, sem cultura, sem bom gosto, sem arte, que nunca aprendeu a amar aquilo que noutros locais foi, é e continuará para sempre a ser sagrado.
Um povo inculto e estupidificado é terreno aberto para vingar o oportunista, burlão e corruptor.

Anónimo disse...

José Alberto Quaresma não é do PCP.
Após a Revolução dos Cravos de 1974 esteve ligado ao PCP, tal como muitos outros que por lá passaram e que sairam assim que o PCP deixou de ter inflência no último governo provisório de então. No PCP não há taxos para distribuir.

Anónimo disse...

"OS CANGALHEIROS DE PORTIMÃO", quanto receberam os directores da ACP e da ACRAL na UAC para aprovarem as novas grandes superficies : Retail Center de Portimão, Centro Comercial AQUA com 300 e tal lojas em frente há CRACEP, os INTERMACHE,etc. etc. afinal, quem representam? Depois ficam admirados que na apresentação da UAC em frente ao TEMPO, comerciantes nem vê-los, só os rapa tachos do costume, née!
As grandes superficies pagam campanhas eleitorais, oferecem automóveis a autarcas e dirigentes, oferecem contratos para as empresas dos dirigentes associativos, quem tem pão, bolos, cortinados, sistemas de segurança, papel higienico para vender são fácilmente comprados, coitados dos Comerciantes que são vendidos por tão pouco e tão poucos.
Depois criam-se Comissões Comemorativas a avençados por 50 Mil Euros e compram-se Quaresmas desta vida vida, haja saude.

Beijos

Ana

Anónimo disse...

OUTRO BLOG EM PORTIMÃO

www.oacabardeumsonho.blogspot.com

Zezinha de Alvor disse...

Ainda ontem pensei que o meu homem ia para a luta, para cima do adversário, mas tive que o puxar pois a luta é para os Homens.

Pensava ele que era o dono da cidade, mas a cidade já foi tomada pelos Homens livres, honestos, correctos e incorrumpíveis. Homens que fazem tremer o poder instalado do PS.

Anónimo disse...

Quem deve 280 Milhões de euros, nunca poderá confrontar quem nada deve, nem quem nunca nada deveu.

Manel da Luz, o maior actor do filme " A cidade dos Horrores".

Anónimo disse...

Mas se os homens livres, honestos e correctos forem incorrumpíveis tamos bem tramados, pois do que precisamos mesmo é de homens livres e incorruptíveis.

Anónimo disse...

Os comissionistas deviam era ser todos enterrados vivos...

Anónimo disse...

O cangalheiro e a cangalheira de Portimão têm estado em todas as festas, em todas, nos comes e nos copos.
Pena é que lhe falte tempo para estar no seu gabinete na Câmara para trabalhar para os Portimoneses.

Anónimo disse...

Boa noite a todos. Segundo me apercebo uma grande parte das pessoas que aqui escrevem são opositores do executivo camarário. Posso lançar uma sugestão?
Deixem de criticar o facto do Manel e da Zézinha estarem em todas as festas e em festas e ...e... etc.
O mais importante é falarmosa dos problemas de fundo e que são comuns aos portimonenses. Não vamos perder energias com críticas fúteis. Caso contrário até parece que temos inveja de não estarmos no lugar deles.
Vamos pegar nas promessas não cumpridas, dos blufs, do despesismo e dizer o que devia ser feito com esse dinheiro.
Lanço um 1º exemplo:
- quanto custará pintar os pavimentos das nossas redes viárias? está tudo apagado nem se consegue ver uma zebra.
O dinheiro de uma festa teria sido mais que suficiente para resolver isto. Outros exemplos poderão ser dados.
João Silva

Anónimo disse...

Querem ver que o João Silva,descobriu a polvorá???

Anónimo disse...

Para o anónimo das 12:34

Acredite que não é para pessoas como você que faço comentários aqui. Quem pensa que já sabe tudo n-ao merece que percamos o nosso tempo. Normalmente os que sabem muito querem saber mais e estão abertos a outras ideias e opiniões e a confirmar aquilo que já sabem. Estou certo que todos os contributos têm valor ainda que os achemos muito comuns. Se é simpatizante do PS devia ficar calado, se é da oposição devia juntar-se a esta, se é xico-esperto então fique a saber que a 1ª crítica que ouve de quem nos visita é a péssima marcação (apagada) da tinta nos pavimentos viários na cidade de Portimão
João Silva.

Zezinha de alvor disse...

As promessas do cangalheiro à 4 anos atrás:

1. "O autarca diz querer um município "dinâmico e competitivo no contexto da sociedade da informação e conhecimento"; e "modernizar a governação autárquica e a qualidade do serviço público"."

Observação:

19% da população desemprada;

Manda demolir Hóteis e permite construção apartamentos;

Diminuição 8% de turistas;

Municipio Falido;

Passivo de quase 300 Milhões euros;

Dividas a fornecedores locais superiores a 50 Milhões euros;

Venda do património municipal.


Ainda acredita neste homenzinho?


2. "Destaca-se ainda o intuito de querer promover para a cidade "um centro comercial a céu aberto", e a "eliminação de barreiras arquitectónicas"

Observações:

Centro da cidade vazio;

Falta de estacionamentos;

Comercio tradicional falido;

Teatro o Tempo é inaugurado sem licença de utilização e sem acessibilidade a deficientes motores;

Edificio da Câmara continua sem acessibilidade paradeficientes motores;

Ainda acredita neste homenzinho?

3."Em suma "uma aposta na requalificação territorial"

Observações:

Portimão com mais prédios;

Portimão sem jardins;

Portimão sem espaços de lazer;

PDM é alterado à medida do amigo promotor;

PDM é alterado às escondidas da população e da oposição;


Ainda acredita neste homenzinho?

4. "O Campus Universitário de Portimão continuará a ser uma prioridade para o município", disse."

Observações:

Aonde ?

Quando ?

Mais uma mentira.

Ainda acredita neste homenzinho?



Conclusão:

Ao fim de mais 4 anos este homenzito não fez nada do que prometeu.

Mentiu e continua a mentir aos Portimoneses.

Não abram os olhos que não é precisa.

Seriedade e responsabilidade na politica portimoneses precisa-se e é urgente.

Anónimo disse...

Falta de seriedade e de idoneadade tem o actual presidente Manel light.

Anónimo disse...

Menino Carlinhos, para quando as novidades apreguadas?
Desde que saiu a lista do Zé Dias, não houve mais novidades, entraram de férias?
Para quando um compromisso escrito do nosso candidato, de que mandará fazer uma sindicância à Câmara Municipal e empresas municipais, com responsabilização civil e criminal aos responsãveis das mesmas em caso de dolo do património municipal?

realista disse...

Foi com supresa que vi uma noticia no diario do sul onde apresentava o espectacular imovel aqua portimão, onde se referia que iria ter um publico alvo de 250 mil habitantes..... meus amigos ou sou eu que vivo noutro mundo ou quem anda a vender a imagem de portimao vive no mundo do socrates....aquele que tudo vai bem e que todos tem poder de compra.....
Quanto ao comercio tradicional, infelizmente tem os dias contados, não pela sua oferta mas sim pela ignorancia dos nossos dirigentes, se existe gente que julga que os preços são mais baratos nas grandes superficies, engane-se eu mesmo confirmei a pouco tempo ao querer comprar uma maquina de lavar onde fiz um estudo de mercado dos preços de algumas marcas e modelos de consumo A+ e surpresa minha que o lugar mais barato foi junto a camara municipal com uma diferenca de 80euros da radio popular..... Quanto ao emprego de que serve fechar inumeras empresas do comercio tradicional onde familias tinham o seu rendimento fixo garantido, onde o cliente era um amigo, para passar para uma grande superficie onde as lojas são como aviarios, os clientes numeros e os empregos temporarios!??
Triste é ver o comércio tradicional a morrer e a dar lugar a uma cidade escura, violenta, suja como se está a tornar o centro.
O Tio Manuel tem culpa, mas mais culpa tem os fracos que lambem as botas dele como os dirigentes da ACP e ACRAL que se venderam por um tacho quando deveriam ao menos tentar defender os seus associados!!!