sábado, 28 de março de 2009

AS CONTAS DO MANEL

No meu tempo pagavam para ocupar espaços, aliás, nos outros Concelhos pagam para montarem as tendas, mas aqui em Portimão é a Câmara Municipal que paga a esta gente para ganhar dinheiro. Alguma coisa está mal. Correr com o Presidente é pouco...

PREÇOS:

Carrossel: 113.000,00
Aluguer Máquinas elevatórias: 10.484,00
Alojamento para técnicos: 10.500,00


TOTAL: 133.984,00, ou seja qualquer coisa como 26 mil contos para esta palhaçada.



Fartei-me de rir com a prestação
Só falta saber quem a pagou
Ou veio o dinheiro de Portimão
Ou mais um Otário que a abonou


Tantas cores naquele papel
Que ninguém consegue perceber
Se o investimento é do Manel
Ou de um privado qualquer


Fala em dedicação e continuidade
Mas não fala das 50 promessas incumpridas
Quer enganar o povo com facilidade
Ao chamar o investimento de outros, suas medidas


Quem é que liga a tantas mentiras
Quer o povo lá saber
O que é importante são as medidas
Para o Portimonense sobreviver


Isto não passa na cabeça de ninguém
O que se gastou num simples carrossel
É a vergonha e o desperdício de alguém
Que por acaso se chama Manel


A um conto de fadas é parecido
Existe um Anão gastador
Um Leão esquecido
E um manso Adamastor


O Anão é o Presidente
O Leão é a quem contas deve prestar
O Adamastor a soma de toda a gente
Fazem o total de quem se deixou enganar

3 comentários:

OlharAtento disse...

Para alem de todos nos contribuintes de Portimao termos que pagar +- 2,5 Euros, dos nossos impostos. Se algum dos meus miudos quiser andar naquela palhacada ainda tenho que pagar + 1 Euro. Para quem e´ o lucro deste circo?????

Portimao livre....

Anónimo disse...

Portimão: Autarquia consumiu 582 mil euros em 2008
Combustíveis sem regulamento
O revisor oficial de contas (ROC) da Câmara Municipal de Portimão verificou, no seu relatório de recomendações relativo a 2007, que "o controlo implementado sobre os combustíveis e a utilização de viaturas não é eficaz". Nesse ano, a autarquia gastou 415 mil euros em gasolina e gasóleo. No entanto, no ano seguinte, 2008, a factura inchou para 582 mil euros.


Ao verificar o problema, o ROC recomendou que se "implemente imediatamente um regulamento sobre o consumo de combustíveis e utilização de viaturas". Além disso, considerou, também, que "se deve acelerar o processo de integrar a informação entre sistemas informáticos". Isto por ter detectado incompatibilidades entre o sistema de registo de consumos disponibilizado pelo fornecedor e o sistema informático do município.

Contudo, segundo fonte oficial da câmara, não está implementado qualquer regulamento. Nem instalado o programa informático de gestão de consumos e controlo de utilização de viaturas.

O ROC alertou para o risco de a situação poder conduzir à utilização indevida de recursos e impossibilitar o controlo e a disciplina sobre os mesmos. A câmara contrapõe com uma certeza: "Ninguém anda com carros sem ser em serviço." Do contraste entre os defeitos e riscos apontados pelo ROC e as garantias dadas pela câmara, ressaltam os gastos com gasolina e gasóleo, que aumentaram 40 % de 2007 para 2008.

64 MIL EUROS EM TELEMÓVEIS

Além dos cartões de internet, na central telefónica e afectos à acção social, a autarquia tem 98 telemóveis distribuídos pelos seus funcionários. Em 2008, todas as chamadas representaram uma factura de mais de 64 mil euros (64 679,09 euros). Em 2007, eram 95 telemóveis (menos três) e a despesa menor em 4 mil euros ( 60 245,45 euros).

Na auditoria de 2007, o ROC constatou, entre as falhas, não haver limites nem definição de contactos autorizados para os telemóveis distribuídos nos serviços da autarquia. A câmara instituiu, para 2008, a regra de os directores de departamento exigirem justificações aos utilizadores que apresentem facturas mensais superiores a 50 euros. Valor que, por si só, é inferior à média mensal gasta por cartão – que se fixou, em 2008, em 55 euros (mais 2,15 euros do que em 2007).

PORMENORES

GASÓLEO

Em 2007, a autarquia gastou pouco mais de 370 mil euros em gasóleo. Em 2008 o valor disparou para 540 416 euros.

GASOLINA

Já em gasolina, este ano, a câmara poupou cerca de 3 mil euros em relação a 2007. Nesse ano havia despendido 45 352 euros no combustível.

AUMENTOS

Os serviços justificam a diferença no gasóleo com o aumento de 18% no preço do combustível. Por outro lado, a autarquia deu apoio directo em gasóleo (40 mil euros) para geradores utilizados em dois eventos (Portimão Summer Park e Jesus Cristo Superstar).

VIATURAS

A câmara não divulgou o total de viaturas. Em 2008, foram adquiridos dois autocarros e no total foram cedidos mais para viagens.

Anónimo disse...

Alguém se anda a encher à grande e à farncesa à custa dos Portimonenses...

Já viram, quem eram e o que tinham os autarcas de Portimão à 10 anos atrás e o património que eles e seus filhos e filhas têm hoje em dia...